TÓPICO DO MÊS

"Não ter medo da queda. Foi assim que se construiu a Ciência: não pela prudência dos que marcham, mas pela ousadia dos que sonham."

Rubem Alves

Princípios de Gestão do Nosso Currículo

As Ciências Experimentais pretendem-se como uma Área Não-Curricular interdisciplinar e globalizadora que reúna os principais ramos do saber – Científico, Tecnológico e Social – que contribuem para a compreensão do mundo.


São, assim, um excelente contributo para o desenvolvimento de competências no âmbito do Estudo do Meio (Biologia, Geologia, Química, Física, Geografia e História) que facilitam a compreensão, progressiva, de que existem assuntos, metodologias, técnicas e formas, mas também de que existem problemas cuja resolução requer interdisciplinaridade e metodologias integradoras.

As aulas de Ciências Experimentais pretendem proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de competências que permitam tomar decisões e agir de forma sensível aos assuntos ambientais e que tenham em conta o desenvolvimento sustentável.

É de extrema importância o desenvolvimento de uma cultura científica de base, estendida a todos os cidadãos que permita:
a) fomentar a curiosidade das crianças por actividades em Ciência;
b) contribuir para a construção de uma imagem reflectida acerca da Ciência;
c) promover capacidades de pensamento (criativo, critico, metacognitivo) úteis e transferíveis para outros contextos;
d) possibilitar a construção de conhecimento científico com significado social.


Aulas de Ciências Experimentais

Aulas de Ciências Experimentais
João 4.º E

1 de novembro de 2007

O PEGA MONSTRO






BEM... ESTA ACTIVIDADE EXPERIMENTAL FOI UM SUCESSO...


COMO DO DIA DO HALLOWEEN ESTAVA QUASE A CHEGAR RESOLVEMOS FAZER UM PEGA-MONSTRO


Até fizemos um protocolo... parece um nome muito complicado mas significa a descrição da actividade, ou seja, os passos que são necessários para realizar a actividade.

Necessitámos dos seguintes materiais:

- Cola liquida
- Água
- Borato de Sódio
- Corante alimentar
- 2 Colheres
- 1 Copo de medida
- 2 copos
- Tabuleiro


Procedimento:


1- Medimos 100mL de água no copo de media e colocámos num copo;

2- Adicionámos, à água, 5 colheres de Borato de Sódio;

3- Num outro copo colocámos um pouco de cola liquida e adicionamos à cola 1 colher de corante alimentar (para dar cor ao nosso pega-monstro);

4- Depois foi só juntar a cola à agua e......



BLARGGGGGGGGGGGH..... QUE NOJO.... EHEHEH MAS MUITO DIVERTIDO





Sem comentários: