TÓPICO DO MÊS

"Não ter medo da queda. Foi assim que se construiu a Ciência: não pela prudência dos que marcham, mas pela ousadia dos que sonham."

Rubem Alves

Princípios de Gestão do Nosso Currículo

As Ciências Experimentais pretendem-se como uma Área Não-Curricular interdisciplinar e globalizadora que reúna os principais ramos do saber – Científico, Tecnológico e Social – que contribuem para a compreensão do mundo.


São, assim, um excelente contributo para o desenvolvimento de competências no âmbito do Estudo do Meio (Biologia, Geologia, Química, Física, Geografia e História) que facilitam a compreensão, progressiva, de que existem assuntos, metodologias, técnicas e formas, mas também de que existem problemas cuja resolução requer interdisciplinaridade e metodologias integradoras.

As aulas de Ciências Experimentais pretendem proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de competências que permitam tomar decisões e agir de forma sensível aos assuntos ambientais e que tenham em conta o desenvolvimento sustentável.

É de extrema importância o desenvolvimento de uma cultura científica de base, estendida a todos os cidadãos que permita:
a) fomentar a curiosidade das crianças por actividades em Ciência;
b) contribuir para a construção de uma imagem reflectida acerca da Ciência;
c) promover capacidades de pensamento (criativo, critico, metacognitivo) úteis e transferíveis para outros contextos;
d) possibilitar a construção de conhecimento científico com significado social.


Aulas de Ciências Experimentais

Aulas de Ciências Experimentais
João 4.º E

16 de novembro de 2007

17 de Novembro - DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR

No dia 17 de Novembro celebrou-se mais um Dia Mundial Do Não Fumador. Para comemorar este dia, nas aulas de Ciências Experimentais, fizemos uma actividade muito divertida para estudar os malefícios do tabaco. Vamos ver:

Primeiro tivemos que reunir uma série de materiais

- 1 garrafa de plástico
- filtros
- plasticina
- elásticos
- 1 tabuleiro
- 1 agulha
- água
- e 1 cigarro (uuUuUUhhHH, que pivete)


Depois de reunido todo o material realizou-se o seguinte procedimento

1. Fez-se um furo na tampa da garrafa com a medida do cigarro;
2. Fez-se um pequeno furo, com o auxilio da agulha, no fundo da garrafa;
3. Colocou-se o cigarro, com a ajuda do Professor, no furo da tampa da garrafa e selou-se bem com a plasticina de modo a não sair ar;
4. Colocou-se o filtro na extremidade do cigarro e apertou-se bem com o elástico;
5. Selou-se o furo do fundo da garrafa com plasticina e encheu-se a garrafa com água;
6. Colocou-se a tampa com a montagem do cigarro na garrafa e apertou-se bem;
7. Por fim, retirou-se a plasticina que estava a tapar o furo do fundo da garrafa.



Depois de observar a experiência, registaram-se os resultados e retiraram-se as conclusões


Uuuaaahhhhh, os filtros ficaram todos sujos do fumo do cigarro. É isto que o tabaco faz aos pulmões da pessoas que fumam, por isso essas pessoas ficam com o pulmões todos sujos e cheios de fumo.. Uuuaaahhhh, eu nunca vou fumar para os meus pulmões estarem sempre limpinhos.

Vejam bem a diferença entre os dois filtros (o que está limpinho é o que não tem fumo do tabaco, o que está todo sujo é o que tem fumo do tabaco):


Por fim, ainda recolhemos algumas informações sobre os malefícios do tabaco e elaborámos um cartaz para que todos possam saber o mal que o tabaco faz aos pulmões das pessoas que fumam:

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