TÓPICO DO MÊS

"Não ter medo da queda. Foi assim que se construiu a Ciência: não pela prudência dos que marcham, mas pela ousadia dos que sonham."

Rubem Alves

Princípios de Gestão do Nosso Currículo

As Ciências Experimentais pretendem-se como uma Área Não-Curricular interdisciplinar e globalizadora que reúna os principais ramos do saber – Científico, Tecnológico e Social – que contribuem para a compreensão do mundo.


São, assim, um excelente contributo para o desenvolvimento de competências no âmbito do Estudo do Meio (Biologia, Geologia, Química, Física, Geografia e História) que facilitam a compreensão, progressiva, de que existem assuntos, metodologias, técnicas e formas, mas também de que existem problemas cuja resolução requer interdisciplinaridade e metodologias integradoras.

As aulas de Ciências Experimentais pretendem proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de competências que permitam tomar decisões e agir de forma sensível aos assuntos ambientais e que tenham em conta o desenvolvimento sustentável.

É de extrema importância o desenvolvimento de uma cultura científica de base, estendida a todos os cidadãos que permita:
a) fomentar a curiosidade das crianças por actividades em Ciência;
b) contribuir para a construção de uma imagem reflectida acerca da Ciência;
c) promover capacidades de pensamento (criativo, critico, metacognitivo) úteis e transferíveis para outros contextos;
d) possibilitar a construção de conhecimento científico com significado social.


Aulas de Ciências Experimentais

Aulas de Ciências Experimentais
João 4.º E

9 de outubro de 2007

O QUE É PARA MIM UM CIENTISTA???

Nas primeiras aulas de Ciências Experimentais os nossos Professores pediram-nos que fizéssemos um desenho sobre o nosso conceito de cientista.

Chegámos a algumas conclusões engraçadas:

Nem todos tínhamos a mesma ideia do que é um cientista.

Ora vamos dar uma espreitadela!! ehehehe

Alguns desenharam uma cientista, outros um cientista, alguns desenharam cientistas com batas, outros sem as batas, alguns com os cabelos todos de pé, outros com os cabelos coloridos. Houve até alguem que desenhou um laboratório que estava quase a explodir e também havia quem pensava que os cientistas eram pessoas do espaço.


3 comentários:

Anónimo disse...

Ola! Este blog está muito interessante. Gostei muito e até fiquei com curiosidade em fazer algumas experiências :P

Anónimo disse...

Como diz o professor de Ciências:
"BRUTAL".
É uma ideia magnífica, desta forma, os pais podem acompanhar as actividades realizadas pelos seus filhos e os alunos podem ficar orgulhosos do trabalho que estão a desenvolver. Parabéns e continuem o bom trabalho.

Sílvia Rodrigues (a Prof. de Inglês)

Anónimo disse...

Parabéns Senhor professor pela iniciativa de expor os trabalhos cientificos com os alunos, que de uma maneira ou de outra, sempre os tornam mais interessados com as experiências e nos deixam curiosos para experimentar algumas dessas maravilhas!!!! "Nunca sabemos até onde irão chegar os nossos alunos, mas de certeza que eles de uma maneira ou de outra sempre superam o mestre e o conhecimento e a aprendizagem nunca morrem..."
Parabéns do amigo Alex...!!!!!!!