TÓPICO DO MÊS

"Não ter medo da queda. Foi assim que se construiu a Ciência: não pela prudência dos que marcham, mas pela ousadia dos que sonham."

Rubem Alves

Princípios de Gestão do Nosso Currículo

As Ciências Experimentais pretendem-se como uma Área Não-Curricular interdisciplinar e globalizadora que reúna os principais ramos do saber – Científico, Tecnológico e Social – que contribuem para a compreensão do mundo.


São, assim, um excelente contributo para o desenvolvimento de competências no âmbito do Estudo do Meio (Biologia, Geologia, Química, Física, Geografia e História) que facilitam a compreensão, progressiva, de que existem assuntos, metodologias, técnicas e formas, mas também de que existem problemas cuja resolução requer interdisciplinaridade e metodologias integradoras.

As aulas de Ciências Experimentais pretendem proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de competências que permitam tomar decisões e agir de forma sensível aos assuntos ambientais e que tenham em conta o desenvolvimento sustentável.

É de extrema importância o desenvolvimento de uma cultura científica de base, estendida a todos os cidadãos que permita:
a) fomentar a curiosidade das crianças por actividades em Ciência;
b) contribuir para a construção de uma imagem reflectida acerca da Ciência;
c) promover capacidades de pensamento (criativo, critico, metacognitivo) úteis e transferíveis para outros contextos;
d) possibilitar a construção de conhecimento científico com significado social.


Aulas de Ciências Experimentais

Aulas de Ciências Experimentais
João 4.º E

9 de outubro de 2007

COMO ESTÁ O TEMPO?? (A PINHA QUE ABRE E FECHA)


Nas figuras abaixo temos a mesma pinha, no entanto existem algumas diferenças..

SABES COMO ACONTECEU?? SIMPLES...
AQUI VAI A EXPLICAÇÃO:



Quando começa a chover, as pinhas dos pinheiros fecham-se para que as sementes continuem secas.

Como se viu durante esta actividade, se colocarmos uma pinha seca em água ela fecha-se (em pouco mais de uma hora) e se a voltarmos a retirar da água ela volta a abrir-se.


A pinha parece que sabe que tempo vai fazer, pois fecha-se quando o ar está húmido e abre-se quando o ar está seco. Assim, a pinha funciona como um aparelho que mede a humidade do ar (um Higrómetro) .


Na próxima vez que vires uma pinha, num pinheiro ou num abeto, podes saber se vai chover ou não.. Não é fixe??


3 comentários:

Anónimo disse...

Que experiência tão interessante! Acho muito boa a iniciativa de partilhar as experiências e a reacção dos alunos. Os bons professores dão origem aos bons alunos! Boa sorte para o vosso projecto, é uma ideia mesmo muito boa.

Anónimo disse...

Sim senhor, gostei. Vou ficar atento a novas e fantásticas novidades dos cientistas. :)

Um abraço desde a Capital.
JLS

P.S.: A próxima pinha que encontrar vou mete-la em agua :D ;)

Anónimo disse...

A partir de uma pinha consegue se fazer um higrómetro!
Que funciona com base no mesmo fenómeno!
Gostei bastante do vosso projeto!
tchau