TÓPICO DO MÊS

"Não ter medo da queda. Foi assim que se construiu a Ciência: não pela prudência dos que marcham, mas pela ousadia dos que sonham."

Rubem Alves

Princípios de Gestão do Nosso Currículo

As Ciências Experimentais pretendem-se como uma Área Não-Curricular interdisciplinar e globalizadora que reúna os principais ramos do saber – Científico, Tecnológico e Social – que contribuem para a compreensão do mundo.


São, assim, um excelente contributo para o desenvolvimento de competências no âmbito do Estudo do Meio (Biologia, Geologia, Química, Física, Geografia e História) que facilitam a compreensão, progressiva, de que existem assuntos, metodologias, técnicas e formas, mas também de que existem problemas cuja resolução requer interdisciplinaridade e metodologias integradoras.

As aulas de Ciências Experimentais pretendem proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de competências que permitam tomar decisões e agir de forma sensível aos assuntos ambientais e que tenham em conta o desenvolvimento sustentável.

É de extrema importância o desenvolvimento de uma cultura científica de base, estendida a todos os cidadãos que permita:
a) fomentar a curiosidade das crianças por actividades em Ciência;
b) contribuir para a construção de uma imagem reflectida acerca da Ciência;
c) promover capacidades de pensamento (criativo, critico, metacognitivo) úteis e transferíveis para outros contextos;
d) possibilitar a construção de conhecimento científico com significado social.


Aulas de Ciências Experimentais

Aulas de Ciências Experimentais
João 4.º E

10 de outubro de 2007

DEIXANDO MENSAGENS SECRETAS COM A ESCRITA INVISÍVEL

Bem.. esta actividade mais parece saída de um episódio do CSI... LOL

Querem saber porquê??

Tivemos acesso a uma mensagem secreta na escola deixada na sala de Ciências Experimentais pelos alunos da Turma 3.º A.

Nós, armados em detectives tentámos descobrir o que estava escondido por trás daquela simples folha branca. Para isso reunimos o seguinte material:

- Copo
- Tintura de Iodo
- Folhas brancas
- Velas
- Pincel
- Água


Juntámos 20 gotas de Tintura de Iodo a 50 mL de água.

Pegámos no pincel, misturámos..e....passámos a solução por cima da folha...


ESPERA AÍ.... OLHA.....
QUE ESPECTACULAR: SAIU UMA FLOR!

Agora foi a nossa vez de deixar uma mensagem secreta para a turma seguinte...


PORQUE É QUE ISTO ACONTECE??

Depois os nossos Professores explicaram-nos o que acontece:

O Amido reage com a Tintura de Iodo, formando um composto azul. Como a folha de papel tem Amido fica azul quando passamos com a Tintura de Iodo. Mas, nos locais onde passámos com a vela, a folha continua branca porque a vela não tem Amido e protege a folha. Assim podemos deixar excelentes mensagens invisíveis.

Sem comentários: