TÓPICO DO MÊS

"Não ter medo da queda. Foi assim que se construiu a Ciência: não pela prudência dos que marcham, mas pela ousadia dos que sonham."

Rubem Alves

Princípios de Gestão do Nosso Currículo

As Ciências Experimentais pretendem-se como uma Área Não-Curricular interdisciplinar e globalizadora que reúna os principais ramos do saber – Científico, Tecnológico e Social – que contribuem para a compreensão do mundo.


São, assim, um excelente contributo para o desenvolvimento de competências no âmbito do Estudo do Meio (Biologia, Geologia, Química, Física, Geografia e História) que facilitam a compreensão, progressiva, de que existem assuntos, metodologias, técnicas e formas, mas também de que existem problemas cuja resolução requer interdisciplinaridade e metodologias integradoras.

As aulas de Ciências Experimentais pretendem proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de competências que permitam tomar decisões e agir de forma sensível aos assuntos ambientais e que tenham em conta o desenvolvimento sustentável.

É de extrema importância o desenvolvimento de uma cultura científica de base, estendida a todos os cidadãos que permita:
a) fomentar a curiosidade das crianças por actividades em Ciência;
b) contribuir para a construção de uma imagem reflectida acerca da Ciência;
c) promover capacidades de pensamento (criativo, critico, metacognitivo) úteis e transferíveis para outros contextos;
d) possibilitar a construção de conhecimento científico com significado social.


Aulas de Ciências Experimentais

Aulas de Ciências Experimentais
João 4.º E

9 de outubro de 2007

O CAFÉ QUE FAZ ESPUMA



Para o inicio das actividades experimentais os nossos Professores propuseram-nos uma actividade muito simples. Os Professores dizem que as primeiras experiências que realizarmos vão também servir para reconhecer os materiais que se usam nos laboratórios.

Esta foi a nossa primeira experiência, para a qual
necessitámos de :

- Café
- Bicarbonato de Sódio ( que nome tão complicado) ou melhor... ENO
- Copo
- Colher
- Guardanapo

Depois de tudo bem misturadinho ... Buhhhmmmm

" Eu gostei muito de fazer as experiências com o professor. Só nao gostei do cheiro do ENO, mas gostei muito de trabalhar em grupo.
Misturei café com duas colheres de ENO e fez muita espuma. Foi muito divertido"
(Débora 3.ºA)

1 comentário:

Anónimo disse...

A primeira vista parecia que o vidro estava a derreter, mas depois de ler é que percebi que era espuma. Muito engraçado.