TÓPICO DO MÊS

"Não ter medo da queda. Foi assim que se construiu a Ciência: não pela prudência dos que marcham, mas pela ousadia dos que sonham."

Rubem Alves

Princípios de Gestão do Nosso Currículo

As Ciências Experimentais pretendem-se como uma Área Não-Curricular interdisciplinar e globalizadora que reúna os principais ramos do saber – Científico, Tecnológico e Social – que contribuem para a compreensão do mundo.


São, assim, um excelente contributo para o desenvolvimento de competências no âmbito do Estudo do Meio (Biologia, Geologia, Química, Física, Geografia e História) que facilitam a compreensão, progressiva, de que existem assuntos, metodologias, técnicas e formas, mas também de que existem problemas cuja resolução requer interdisciplinaridade e metodologias integradoras.

As aulas de Ciências Experimentais pretendem proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de competências que permitam tomar decisões e agir de forma sensível aos assuntos ambientais e que tenham em conta o desenvolvimento sustentável.

É de extrema importância o desenvolvimento de uma cultura científica de base, estendida a todos os cidadãos que permita:
a) fomentar a curiosidade das crianças por actividades em Ciência;
b) contribuir para a construção de uma imagem reflectida acerca da Ciência;
c) promover capacidades de pensamento (criativo, critico, metacognitivo) úteis e transferíveis para outros contextos;
d) possibilitar a construção de conhecimento científico com significado social.


Aulas de Ciências Experimentais

Aulas de Ciências Experimentais
João 4.º E

9 de outubro de 2007

O PÃO SALTITÃO

Que experiência tão fácil!!


MATERIAL:
- 2 copos
- Água Natural
- Água Mineral ( mais conhecida como água com gás)
- Bolinhas de pão
- e dois olhos para ver o que vai acontecer

"Eu no laboratório com os meus colegas fizemos uma experiência com dois copos. Um copo com água natural e outro com água com gás. Pusemos bolinhas de pão em cada copo.
No copo com água natural o pão afundou, e na água com gás saltitou, para cima e para baixo, cima e baixo. O pão subiu porque se encheu de gás. Depois voltou para baixo pois quando chegou à superfície o gás soltou-se." (Joana e Carolina 4.ºD)





1 comentário:

Anónimo disse...

gostei muito de saber que ainda há crianças que se intereção por esse tipo de experiências.apoio muito o vosso trabalho. força,continuem!!!